Festival de Inverno de Paranapiacaba

Paranapiacaba é uma pequena vila ferroviária que pertence ao município de Santo André, na Grande São Paulo. Um cantinho lindo e adorável que reserva encantos para todos os lados. De origem tupi-guarani, Paranapiacaba quer dizer “lugar de onde se vê o mar”, o que provavelmente era possível durante o século XIX. Hoje, contudo, o que podemos ver é a densa neblina que cai sobre a vila ao final da tarde.

Desde 2000, a Vila é palco do Festival de Inverno de Paranapiacaba, que toma conta das ruas e casebres antigos oferecendo muita comida e música boa. Este ano, o Festival aconteceu nos dias 18, 19, e vai rolar ainda neste final de semana,  25 e 26 de julho.

Para chegar em Paranapiacaba, a maneira mais fácil (e barata) é através do transporte público. Quem está em São Paulo pode utilizar o Metrô e a CPTM, indo até Rio Grande da Serra. Lá, basta pegar um ônibus que vai até a Vila, gastando em média R$14, ida e volta. Para quem prefere ir de carro é preciso se preparar, pois não é permitido entrar com automóveis na Vila – até porque as ruas são bem estreitas.

Quando chegamos na Vila estava um lindo dia ensolarado com aquele céu azul maravilhoso, mesmo sendo pleno inverno. Queria fotografar t u d o, mas resolvi conhecer o lugar e aproveitar os eventos primeiro. Então, assisti ao show da incrível Tia Carroll (obrigada, Sesc!), que acabou por volta das 16h, mas quando saí do teatro tudo o que eu conseguia ver era neblina para todos os lados.

Claro que consegui fazer algumas boas fotos, mas acabei perdendo o horizonte. Então, se quiser fotografar a paisagem, faça isso pela manhã ou as imagens serão todas em 50 tons de cinza.

E o que fazer em Paranapiacaba? Uma sugestão bem pessoal é: procure uma pousada e passe um final de semana inteiro. Mesmo sendo perto e muito fácil de chegar, a melhor coisa é aproveitar a Vila por mais de um dia, assim, é possível conhecer os pontos turísticos, gastronomia e cultura local e não ter pressa para ir embora.

Curta um passeio de Maria Fumaça, conheça os museus da Vila, o antigo Mercado e a Casa da Memória. Para quem prefere o contato com a natureza, também é possível fazer um passeio por meio de trilhas que levam às nascentes, mirantes e cachoeiras do Parque Estadual da Serra do Mar.

Na viagem de volta, aproveite o Expresso Turístico que sai da Vila às 16h30 do domingo, com duração de 1h30, passando por Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, com destino final na Estação da Luz, em São Paulo. Uma viagem no tempo maravilhosa (e bem baratinha!).

Deixe um comentário