Verborragia

Tem dias que a gente sente que não fez nada. Como se não tivesse aproveitado o tempo. Como se a gente tivesse acordado a toa. Tem algumas vezes que não nos importamos com isso, nem nos damos conta de que não fizemos nada de relevante no dia. E tem outras vezes que nós ficamos satisfeitos justamente por não ter feito nada.

Esse dia não é hoje.

Estou com um incômodo muito grande por ter passado o dia inteiro não fazendo nada. Sim, é por isso mesmo que eu estou escrevendo, para ver se a sensação de não fazer nada vai embora.

O que me fez lembrar da peça do Gregório Duvivier, “Uma noite na lua”, em que o personagem interpreta um autor que precisa criar uma peça para um personagem que está em cima do palco, pensando. E isso constrói a peça.

Pode não fazer sentido, mas escrever enquanto eu penso que escrever faria meu dia ser mais útil lembrou aquele ciclo complexo da peça de Gregório. Que, aliás, é excelente. E todos devem ver. Até mesmo o pessoal do “Fora, Dilma” que não gosta do Gregório.

Estou pensando agora se eu publico isso ou se irá para os rascunhos desse blog, onde havia vários rascunhos não publicados e que eu exclui. Mas só fiz isso porque eu gosto de organização, inclusive nos meios eletrônicos, e detesto ver que há coisas não lidas, aquela notificação que não sai da tela… ah, como isso me incomoda.

Mas para não ser apenas um grande fluxo de consciência (segredo: nunca é tão espontâneo assim, eu parei várias vezes para pensar ou repensar uma frase antes de escrever), vou relevar um segredo (outro): não é porque você está morando em outro país que a sua vida vai ser uma enorme agitação. Não mesmo!

As fotos do Instagram foram tiradas em um ou dois dias, e depois rendem por semanas, mas isso faz parecer que a gente só viaja. É claro, eu sai da minha rotina de São Paulo e conheci muitos lugares novos, muito mais do que eu já havia conhecido em toda a vida. Mas também tem muito tédio, tem muitos dias vendo Netflix sem sair de casa nem mesmo para ir ao mercado. E tem uma sensação de vazio que é mesmo indescritível.

Pronto. Já tô me sentindo mais útil hoje.

Ufa…

One comment on “Verborragia

Deixe um comentário

