Todas as dicas que eu poderia dar

Um resumo de tudo o que eu lembro que pode ajudar a viver em Portugal.

1 – Sempre utilize a faixa de pedestre. Aqui, os motoristas realmente param na faixa para o pedestre atravessar, então aproveite isso e não fique como bobo esperando para atravessar em outro lugar.

2 – Evite os “restaurantes chiques”. Você sempre vai achar algum lugar que serve comida boa por menos de 5 euros. Sempre! É só procurar pelos restaurantes simples e com cara de família.

3 – Menores de 25 anos possuem muitos descontos, inclusive para os comboios (trens).

4 – Sempre que possível, compre as passagens com antecedência! Para os comboios, por exemplo, se comprar um mês antes da viagem você pode pagar até metade do valor.

5 – Portugal é muito pequeno, então viaje de trem. É possível conhecer as principais cidades apenas viajando pelos trilhos. Mas não se esqueça que existe a Ryanair, companhia aérea que vende passagens por 9,99 euros, para Porto, Lisboa e Faro.

6 – No primeiro domingo do mês, a maioria dos museus e castelos em Portugal são gratuitos. Em Sintra, por exemplo, é muito bom aproveitar essa condição, pois os castelos custam mais de 10 euros!

7 – Para visitar Porto, evite os meses entre fevereiro e abril. Só chove, praticamente todos os dias, e o dia inteiro. Isso acaba dificultando muito os passeios.

8 – S E M P R E saia com um casaquinho na bolsa, inclusive no verão. Ao anoitecer é muito comum ventar bastante, e, com isso, dá um friozinho.

9 – Mas também não esqueça do protetor solar. O sol queima, tal qual no Brasil…

10 – Aproveite o “free walking tour”. Existe em Lisboa e no Porto, e é uma maneira bem bacana e barata e conhecer a cidade, principalmente se estiver sozinho. Geralmente, os guias dão boas dicas sobre o local, como onde comer ou onde comprar souvenir.

11 – Portugal é o 5º país mais pacífico do mundo. Mas não dê bobeira com seus pertences.

12 – Vivenciei a comemoração de duas datas importantes: 25 de abril, o Dia da Liberdade, e 24 de junho, o Dia de São João (que começa no dia 23 de junho). Se for possível, esteja aqui em uma das duas, pois os portugueses fazem festas lindíssimas para celebra-las.

13 – Por último, traga um sapato confortável e faça tudo a pé. Em geral, as cidades são pequenas, e é muito gostoso se perder pelas diversas ruazinhas e becos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s